Se você dorme mal ... também come mal

2021-11-29 07:20:00 By : Mr. Vincent W

Por WILSON RONDÓ JR, [email protegido]

Uma pergunta rápida: o que acontece quando você dorme menos do que deveria? Talvez você respondesse ...

• Que fica com sono durante o dia ... • Que não consegue se concentrar nas tarefas do trabalho ... • Que depois do almoço sente aquela vontade quase intransponível de tirar uma soneca ... • De qualquer forma, que ele tem um dia ruim!

Bem, isso pode realmente ser verdade. Mas poucas pessoas imaginam que haja um efeito colateral de dormir mal - que não tem nada a ver com sonolência. Talvez seja ele quem está sabotando aquela sua luta em escala antiga.

Sim! Dormir mal faz comer mal ... E engordar! Você achou estranho?

O fato é que cientistas americanos avaliaram os hábitos alimentares e de sono de 20.000 pessoas. Eles descobriram que aqueles que dormiam menos de 7 horas por noite ingeriam mais carboidratos durante o dia. Além disso, eles fizeram escolhas piores, como refrigerantes, batatas fritas e doces. Mas por que isso acontece?

1 - O motivo pode ser fisiológico. Pesquisas anteriores mostraram que pessoas que dormem tarde são mais propensas à obesidade, pois há alterações hormonais que estimulam o apetite - e possivelmente o desejo de comer o que você não deveria.

2 - Há também um motivo mais óbvio e visível ... Se ficar mais tempo acordado, com certeza vai fazer um lanche à noite - algo terrível para sua dieta. Especialmente quando faz um lanche não saudável. Então, o melhor a fazer é dormir bem. Isso não só ajudará no seu peso, mas também o deixará mais saudável em geral.

Algumas dicas para dormir melhor

Durma o quanto você precisar Como vimos, os adultos deveriam dormir pelo menos 7 horas. Alguns precisarão de mais, com até 9 horas sendo considerados normais. Lembrando que crianças e adolescentes precisam dormir mais. Os recém-nascidos, por exemplo, podem dormir até 17 horas e esse número diminui à medida que envelhecem.

Dormir no escuro Dormimos porque nossos corpos produzem melatonina, o “hormônio do sono”. Sua produção é afetada diretamente pela luz. Nosso corpo entende que quando a luz escurece, ou seja, à noite, ela deve ser produzida.

Portanto, para ter um sono de qualidade, você precisa dormir na escuridão total. Mesmo aquela pequena luz de stand-by da TV pode prejudicá-lo. Então, desligue tudo, feche bem as cortinas e tenha bons sonhos!

Cuidado com o celular Pelo mesmo motivo, gastar muito tempo no celular, especialmente à noite, pode afetar seu sono. Toda aquela luz de espectro azul também pode interromper a produção de melatonina e alterar seu ciclo circadiano.

É como se o seu corpo tivesse dificuldade em entender que é noite e precisa dormir. Portanto, evite ficar preso nas telas por muito tempo.

Alimentos que ajudam a dormir Eles também podem proporcionar uma boa noite de sono, pois contêm vitaminas e aminoácidos que estimulam a produção de melatonina. Alguns bons exemplos são:

• passas • peito de peru • páprica • sementes de abóbora

Finalmente, não se esqueça de se bronzear. Isso aumenta sua vitamina D, que também é importante para um bom sono, e ajusta seu ciclo claro-escuro, o que ajuda você a ter um bom sono. Boa noite e Super Saúde!

Referências bibliográficas: • Sustentabilidade, 2019; 11 (22): 6400 DOI: 10,3390 / su11226400. • Jornal da Academia de Nutrição e Dietética, 2021; 121 (9): A52 DOI: 10.1016 / j.jand.2021.06.145 • A melatonina ajuda você a dormir? Pode ser por causa disso! - www.DrRondo.com • Dormir mal pode aumentar a sua ansiedade - www.DrRondo.com

Dr. Wilson Rondó Jr. CRM RJ 52-0110159-5 Cirurgião Vascular por formação e Registro de Nutrologista nº 058357